Resenha: Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Oi gente! Como vocês estão?

A resenha da vez é do livro: Como eu era antes de você, da autora Jojo Moyes. Eu li esse livro em 2013 e foi emprestado de uma amiga. Às vezes eu lia livros emprestado, mas agora eu prefiro comprar, até porque eu gosto de fazer minhas marcações no livro e se for emprestado eu vou ter que devolver, e quando eu o tiver eu não vou saber onde estão os meus quotes. Que foi o que aconteceu com esse livro, porque ele virou um dos favoritos depois da leitura e eu acabei tendo que comprar em 2014. E como eu não sabia onde estavam os quotes eu tive que procurar na internet, mas nada muito difícil. Enfim, vamos lá!


Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, um sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante, até que a falante Lou aparece para lhe provar o contrário.


Como eu já disse, eu emprestei esse livro da minha amiga porque ela deu ótimas recomendações dele e eu fiquei muito curiosa, mas como ele é um romance adulto eu fiquei meio com medo de ele não conseguir me cativar por ser muito água com açúcar. Mas não! Quando eu finalmente comecei a lê-lo, eu não consegui parar, primeiro porque o livro me conquistou logo nas primeira paginas, foi muito divertido ler a Louisa no começo porque ela é muito engraçada, a família dela é engraçada e a leitura foi fluindo rapidamente, mas quando eu cheguei no meio eu perdi umas duas noites de sono porque eu pre-ci-sa-va saber o final! Não que tivesse um mistério a ser desvendado, mas conforme o Will e a Lou se envolvem e você vai se apaixonando por eles, quem esta lendo só consegue pensar: eles vão ficar juntos no final? Eles precisam ficar juntos no final! Enfim, o livro é perfeito de um jeito que eu não consigo explicar, eu gostaria de ter lido mais momentos da Lou com o Will, sério, o livro poderia ser maior que eu não me importaria nem um pouco.

Eu gosto muito de livros de romance, foi um dos primeiros gêneros que eu me dedicava mesmo pra ler e eu não tinha lido nenhuma história parecida com essa. Nenhuma que envolvesse um cadeirante. A autora consegue transmitir muito bem para o leitor a frustração de Will e sua enorme dificuldade em aceitar a condição de tetraplégico, já que antes do acidente ele era um homem extremamente ativo que fazia várias atividades para aproveitar a vida. Essa sensibilidade da autora para abordar temas tão delicados me impressionou muito. Outro tema muito bem abordado, além do sentimento do cadeirante, é como a família do cadeirante se sente e se transforma conforme a situação muda.

A autora conseguiu deixar o livro bem realista do começo ao fim. E o melhor tema de todos, na minha opinião, foi a diferente maneira que diferentes pessoas tem de encarar a vida e decidir a coragem e o esforço necessário para levar a vida adiante quando tudo parece acabado. E por fim, mas não menos importante, a autora além de mostrar como o cadeirante se sente com as dificuldades que enfrenta, retrata muito bem as dificuldades em si que os cadeirantes vivenciam todos os dias: a estrutura inadequada de grande parte dos lugares, a falta de solidariedade e compaixão das pessoas e o horrível preconceito que algumas pessoas ainda tem com os tetraplégicos. Esses são alguns temas interessantíssimos abordados no livro de um jeito totalmente cativante. Eu recomendo muito esse livro!


“(...)Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado com a possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira, que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim.”


A narrativa é em primeira pessoa e é feita pelo ponto de vista de Louis, apenas o prólogo nos mostra em terceira pessoa a visão de Will durante a manhã do seu acidente e perto do final do livro a autora também nos mostra o ponto de vista de alguns outros personagens que fazem parte da vida de Will. A Jojo Moyes tem uma das melhores escritas que eu já vi na vida. Ela conseguiu me fazer dar boas gargalhadas no começo do livro e chorar como ninguém no final! Eu sou muito emotiva com livros, então quando o livro me cativa eu choro sem piedade.

Eu dei cinco notas musicais pra ele na classificação e ele com certeza entrou na lista dos favoritos. O livro é fino então da pra ler em três dias no máximo, mas a escrita é perfeita tornando a leitura muito fácil e rápida. Se vocês gostaram de A Culpa é das Estrelas se preparem porque Como Eu era antes de Você vai, com certeza, conquistar vocês também.


“Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas. É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida (...)”


Sobre o filme: Eu estou simplesmente pi-ran-do despois de descobrir que o Sam Claflin vai interpretar o Will Traynor! Recentemente eu assisti Simplesmente Acontece e com certeza vale a pena assistir só por cause dele. E por favor né, quem não se apaixonou pelo Finnick Odair de "Jogos Vorazes"? Eu não entendo como alguém consegue ser tão lindo e fofo ao mesmo tempo, sério gente, eu sou totalmente apaixonada pelas covinhas dele! E a protagonista será a Emilia Clarke, de “Game of Thrones”.

O filme deve chegar aos cinemas no Estados Unidos em 21 de agosto de 2015, e as gravações estão marcadas para abril. Essa é só mais uma das várias adaptações cinematográficas que eu to super ansiosa para conferir!

Gênero: Romance
Páginas: 318
Editora: Intrínseca
Classificação: 5/5 ♥
Ano de publicação: 2013

Comente pelo facebook:

Nenhum comentário

Postar um comentário